segunda-feira, 20 de julho de 2015

História da devoção das Santas Chagas de Jesus

Jesus apareceu muitas vezes para a Venerável Irmã Maria Marta Chambon (1841–1907) em Chamberry, França, a partir do ano de 1863. Essas aparições foram aprovadas pela Igreja Católica pelos muitos sinais e milagres. Muitas pessoas alcançaram grandes graças em todo o mundo com a devoção das Santas Chagas de Jesus. A devoção pode ser feita com orações de nossas próprias palavras ou outras meditando Paixão de Jesus, no Crucifixo e no Terço das Santas Chagas pedido por Jesus. Ele lhe disse:

Devoção pouco lembrada: Jesus disse: 
"Uma coisa que me causa desgosto é que haja almas que considerem a devoção às minhas Chagas como algo estranho, desprezível e inconveniente. É por isso que ela cai no esquecimento. No Céu, tenho Santos que tiveram uma grande devoção às minhas Santas Chagas, mas na Terra não há quase ninguém que me honre deste modo.” 
Palavras de Nossa Senhora: A Santíssima Virgem também aparecia e disse:  
“Minha filha, Santa Margarida Alacoque recebeu as confidências do Sagrado Coração do meu Filho para revelá-lo ao mundo. Você, minha filha, foi escolhida para travar a justiça de Deus fazendo valer os méritos das Santas Chagas do meu único e bem-amado Filho Jesus.” E também: “Se vocês desejam riquezas, devem buscá-las nas Santas Chagas do meu Filho. Todas as luzes do Espírito Santo saem das Chagas de Jesus, mas receberão esses dons conforme sua humildade. Sou sua Mãe e lhes digo: vão beber nas Chagas de meu Filho! Suguem o máximo que puderem, pois ele nunca se extinguirá. É preciso que você, minha filha, aplique as Chagas de meu Filho aos maus para os converter.” 
Missão da Irmã Maria Marta: Ela foi a escolhida para mensageira das Santas Chagas. Jesus lhe disse:  
“Eu te escolhi para reavivar a devoção à minha Paixão nos tempos infelizes em que vivem. Elas são o seu livro. Não tire os olhos deste livro e aprenderá nele mais que os maiores sábios. A oração às minhas Santas Chagas inclui tudo.” E ainda: “Com a oração, vocês devem fazer valer o tesouro das minhas Santas Chagas. Não devem ficar pobres, pois seu Pai é o Senhor de todas as riquezas. A sua riqueza? É a minha Santa Paixão! Não devem se afastar dela. Vocês devem se abastecer constantemente no tesouro da minha Paixão e nas feridas de minhas Santas Chagas. Aquele que precisa de riqueza, que venha aqui. Este é o tesouro e a riqueza. Uma das minhas criaturas me traiu e vendeu o meu Sangue. Mas tão facilmente o podem resgatar, gota a gota, para purificar a Terra. Uma só gota é suficiente... E vocês não pensam nisso! Não conhecem o seu preço!” 
O Pai Eterno se compadece: Jesus mostra que esta é uma oferenda agradável a Deus Pai por estas simples orações às Santas Chagas e oferecendo-as:  
O meu Pai se compraz na oferta das minhas Sagradas Chagas e das Dores de minha Mãe. Oferecer as minhas Chagas a Deus Pai é oferecer-lhe a sua glória, é oferecer o Céu ao Céu. Quando vocês oferecem o mérito de minhas Chagas ao meu Pai, vocês satisfazem os pecados dos homens.”  
Graças derramadas: Muitas são as graças que Jesus prometeu para os que honrarem suas Chagas. Isso foi visto de uma maneira impressionante no começo da divulgação desta devoção pouco depois de 1.900: 
“Concederei tudo o que me pedirem pela invocação das minhas Sagradas Chagas. As almas que rezam com humildade e meditam a minha Paixão terão uma participação na glória das minhas Divinas Chagas. Quanto mais contemplam minhas Chagas dolorosas na Terra, mais as contemplarão gloriosas no Céu."  
Honrar o Sagrado Coração: Nosso Senhor também pede que honremos seu Sagrado Coração:  
Eu faço como um mendigo, um pobre. Chamo os meus filhos um por um. Olho-os com paciência quando vêm a mim. Eu os espero! Venha à Chaga do meu Divino lado. É a Chaga do amor ardente. É a fonte onde todos devem beber. Venha ao meu Coração e deixará de ter medo. Ponha aqui a sua mão para buscar meus tesouros. A medida está cheia. Não posso conter mais. Tenho tanto desejo de dar. Eu preciso do seu coração para me desagravar e me fazer companhia. Eu te ensinarei a amar, pois ainda não sabe. Deus dá a ciência do amor para a alma que olha para o Crucificado e lhe fala de coração a Coração. As almas que tiverem contemplado e honrado a minha coroa de espinhos nesta vida serão a minha coroa de glória no Céu. Arranque os espinhos de minha Cabeça oferecendo ao meu Pai o mérito das minhas Chagas pelos pecadores."  
Oferecimento das Chagas: Constantemente Jesus pede que ofereçamos as Santas Chagas pela salvação do mundo. Pedia isso muitíssimas vezes a Irmã Maria Marta. Hoje cabe a nós: "Vá em busca de almas. E preciso espalhar esta devoção. Obterão tudo, porque o mérito do meu Sangue tem um preço infinito. Minha filha, abisma as tuas ações nas minhas Chagas e elas valerão alguma coisa. Todas as vossas ações, ainda as mais pequenas, banhadas no meu Sangue, adquirirão, por isso só, um mérito infinito e contentarão o meu Coração! Oferecendo-as pela conversão dos pecadores, ainda que eles se não convertam, tereis diante de Deus o mesmo mérito como se eles se tivessem convertido. Quando tiverdes algum desgosto, algum sofrimento, recorrei depressa às minhas Santas Chagas e tudo se suavizará. Convém repetir muitas vezes junto dos doentes esta aspiração: ‘Meu Jesus, perdão e misericórdia, pelos méritos das vossas Sagradas Chagas!’ Esta oração aliviará a alma e o corpo. As Santas Chagas salvam o mundo e asseguram uma boa morte.”

Terço das Santas Chagas:  
(Ensinado por Jesus, semelhante ao Terço da Misericórdia) 

No início: Rezar 1 Pai nosso, 1 Ave Maria e o Creio. 
No lugar do Pai nosso: “Pai Eterno, eu vos ofereço as Santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, para curar as chagas de nossas almas.”
No lugar da Ave Maria: “Meu Jesus, perdão e misericórdia, pelos méritos de vossas Santas Chagas.” 
No lugar do Glória: “Minha Mãe Santíssima, imprimi em meu coração as Chagas de Jesus Crucificado.” 
No final rezar três vezes: “Pai Eterno, eu vos ofereço as Santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, para curar as chagas de nossas almas.”