sábado, 14 de dezembro de 2013

A samaritana

João 4:1-54: “Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dá-me de beber. Se tu conhecesses o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Qualquer que beber desta água tornará a ter sede. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna.” Disse-lhe a mulher: “Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.” Disse-lhe Jesus: “Vai, chama o teu marido e vem cá.” A mulher respondeu, e disse: “Não tenho marido.” Disse-lhe Jesus: “Disseste bem: Não tenho marido. Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido. Nisto disseste com verdade.” Disse-lhe a mulher: “Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.” Disse-lhe Jesus: "Mulher, acredite-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis. Nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque o Pai procura aqueles que adorem assim. Deus é Espírito, e devem adorá-lo em espírito e em verdade.”